Coleção Vivendo o Mundo da Ciência do 2º ao 5º Ano
Apresentação
A Ciência está presente em nossas vidas e mesmo sem percebermos, a todo instante, estamos fazendo escolhas baseadas em resultados de nossas vivências anteriores. Com esta coleção, você terá a oportunidade de compreender diferentes fenômenos científicos e, a partir das suas observações e experimentações, chegar às suas próprias conclusões. Assim, buscamos desenvolver as capacidades de pensar por si próprio e também de trabalhar em equipe nas diversas experiências propostas. Esperamos que o trabalho com Ciências possa ajudá-lo a compreender melhor o mundo que vivemos e, assim, cuidarmos melhor do nosso planeta.
A Estrutura do Livro
[Conteúdo em breve]
Título Conteúdo
Título Conteúdo
[Conteúdo em breve]
[Conteúdo em breve]
Título Conteúdo
[Conteúdo em breve]
Título Conteúdo
[Conteúdo em breve]
Título Conteúdo
[Conteúdo em breve]
Título Conteúdo
[Conteúdo em breve]
Os Livros da Coleção
Segundo Ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, no segundo ano do ensino fundamental I, começamos identificando os componentes do planeta Terra [ar, água e solo] e os seres vivos dos diferentes ambientes.
A seguir, observamos o nosso corpo, suas diferenças e igualdades e que ouvindo, tocando, cheirando, saboreando ou vendo, podemos perceber o ambiente que nos cerca. Concluímos este livro analisando os movimentos de rotação e translação da Terra e seus efeitos.
Terceiro Ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, no terceiro ano do ensino fundamental I, buscamos reconhecer semelhanças e diferenças entre os componentes vivos e não vivos de diferentes ambientes e as possíveis relações entre eles.
Reconhecer as diferentes formas de reprodução (vegetal e animal) e, adaptações à vida terrestre. Neste livro, voltamos ao tema solo [a vida no solo e a importância para as plantas], identificando seus diferentes componentes, reconhecendo a relação dos seres vivos com o solo e as doenças provocadas pelo lixo. Também destacamos que as condições ambientais podem contribuir para a ocorrência de doenças, destacando a importância da água para os vegetais e as diferentes formas de dispersão dos frutos e das sementes. Identificamos a utilização da água pelo planeta, a importância do saneamento básico e das vacinas.
Quarto Ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, iniciaremos nosso curso do quarto ano com ênfase nos alimentos: de onde vêm os alimentos que consumimos?
Qual o caminho que ele percorre desde as plantações até nossa casa? Por que devemos ter uma dieta variada? Os diferentes nutrientes da nossa alimentação e o alimento pelo mundo.
Depois de sabermos das nossas necessidades nutricionais iremos descobrir como aproveitamos os nutrientes que ingerimos. A importância do sistema circulatório na distribuição desse alimento e como se constitui os vasos por onde o sangue passa. Nas duas últimas unidades voltamos ao ambiente para discutirmos um pouco mais sobre a formação do solo e dos fatores que interferem na manutenção de sua qualidade assim como da água e do lixo.
Quinto Ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, no quinto ano, situamos espacialmente o planeta Terra. Quais são os outros planetas que formam o nosso sistema solar? A importância do Sol para a vida na Terra. Como começou a vida na Terra?
Continuando com a prática de voltarmos aos temas abordados nos livros anteriores e aprofundarmos, fechamos o ciclo do fundamental I possibilitando ao aluno perceber os diferentes ciclos da natureza [ciclo da água, do gás oxigênio e do nitrogênio, por exemplo,] e a importância dos decompositores nos diferentes ciclos. Finalizamos com as fases da vida humana [desde o nascimento até a fase adulta] e o estudo do sistema nervoso.
Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.
Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.
Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.
Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.
Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.
Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.
Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.
Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.
Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.
Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.
Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.
Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.
Palavras dos Autores
[Conteúdo em breve]
com DANILO AZEVEDO
[Conteúdo em breve]
com DANILO AZEVEDO
[Conteúdo em breve]
Currículo das autoras
DANILO AZEVEDO
Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Gama filho. Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, pela UFRJ. Mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração, Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ. Professor do Ensino Fundamental e Médio da rede particular de ensino.
SUZETE ELIAS NOGUEIRA DA SILVA
Graduação em Pedagogia na Faculdade São Marcos, São Paulo. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atua na rede particular de ensino, do estado do Rio de Janeiro.