• Facebook
  • Instagram
CONTATO
Access Editora
  • A Editora
    • Conselho Científico
  • Língua Portuguesa
    • Fundamental Anos Iniciais
    • Fundamental Anos Finais
  • Geografia e História
  • Matemática
    • Fundamental Anos Iniciais
    • Fundamental Anos Finais
  • Ciências
  • Literatura
  • Acadêmicos

Coleção Viva a Nossa Turma do 1º ao 5º Ano

Menu
  • A Obra
    • Apresentação
    • Estrutura do Livro
    • Livros da Coleção
  • Conteúdo Digital
    • Manual do Professor
    • Material Complementar
    • Livro Digital
  • Palavras dos Autores
    • Vídeos
    • Currículos dos Autores
  • Fale com os Autores
Apresentação

Apresentação

livros_colecao-20250227

A coleção Viva Nossa Turma, está assentada no desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta referencial teórico-metodológico fundamentado no socioconstrutivismo e na abordagem que prioriza a formação de sujeitos críticos e conscientes de suas ações.

Propõe que o processo de ensino-aprendizagem considere os estudantes como sujeitos da construção do conhecimento, cujo destaque é dado as suas vivências e às relações que estabelecem com o cotidiano.

A articulação pedagógica entre os volumes se faz a partir do estímulo à observação, análise e descrição do cotidiano do aluno, do seu lugar de vivência e das relações que os grupos humanos estabelecem entre si e com a natureza

Neste contexto a regionalização presente na coleção Viva Nossa Turma, permite que os estudantes compreendam a história e a geografia por meio de referências locais, praticando atividades relacionadas ao seu cotidiano.

Estrutura do Livro

A Estrutura do Livro

Conteúdos iniciados por questões, atividades de variados tipos: observação, diagnóstica, identificação, classificação, relação etc. Saiba mais, Recordando, Trabalhando em grupo e Refletindo, compõem a estrutura dos livros da coleção.

Conteúdos iniciados por questões

Acreditando no saber da criança, todo assunto novo é iniciado com uma pergunta. Isso significa que a construção do conhecimento será feita sempre através do diálogo entre o professor e os alunos e os alunos entre si. Nesse processo, acontecerá uma aprendizagem participativa.

Saiba mais

Estimula o estudante a ampliar os conteúdos trabalhados nos blocos de atividades, com informações complementares ao conteúdo desenvolvido, que podem ser aprofundadas pelos alunos, com dicas de livros, filmes, peças de teatro, sites etc.

Recordando

Tem como objetivo retomar os conteúdos trabalhados ao longo dos capítulos, facilitando a organização e sistematização para o aluno.

Trabalhando em grupo

Tem o intuito de promover maior interesse pelos conteúdos trabalhados, propondo atividades coletivas que possuem características lúdicas. É também a oportunidade de explorar conhecimentos atitudinais. O aluno terá oportunidade de vivenciar a cooperação, o respeito ao outro, etc.

Refletindo

Apresenta questões a serem discutidas pela turma e promove o debate entre pontos de vistas diferentes.

Livros da Coleção

Os Livros da Coleção

A Escola, a casa

Inicialmente, o livro apresenta, tanto em Geografia como em História um conjunto de atividades, revisando as noções básicas de espaço e tempo, destinadas a alunos que ainda não dominam a leitura e a escrita. Os grupos sociais mais próximos (turma, escola e família) nos quais os alunos vivem e convivem, são o tema do livro.

Geografia: O espaço vivido é explorado em Geografia através da localização, organização e representação.

História: A abordagem parte do tempo presente, o que facilita a compreensão, pelo aluno, da História. Comparar acontecimentos, perceber semelhanças e diferenças, reconhecer transformações são os objetivos das atividades propostas.

Leia Mais

O Bairro

A proposta do livro é trabalhar o espaço e a história do bairro , a partir de observação do próprio cotidiano, ampliando e sistematizando conhecimentos que o aluno tem sobre o espaço onde vive e convive.

Geografia: O objetivo é desenvolver, no aluno, a capacidade de observar, descrever e comparar componentes sociais e naturais da paisagem. O universo analisado é o uso do solo dos arredores da escola. São discutidas, também, as atividades econômicas a partir das necessidades básicas e dos produtos do trabalho do homem.

História: O objetivo é trabalhar a história local e do cotidiano fazendo com que o aluno amplie a capacidade de observação do mundo que o rodeia e diversifique as suas relações. São explorados os grupos profissionais do presente e do passado através de atividades como entrevistas, organização de gráficos, leituras diversas, observação de gravuras, construção de propagandas. O trabalho de época desenvolvido anteriormente aparece aplicado ao estudo dos tempos no bairro da escola.

Leia Mais

O Município do Rio de Janeiro

O novo livro, O Município do Rio de Janeiro, apresenta nova diagramação e conteúdo iconográfico renovado!

Mantendo a mesma linha pedagógica, o livro do Município do Rio de Janeiro é apresentado a partir de suas relações espaço temporais, considerando a vivência do aluno no processo de construção do conhecimento.

Geografia: Tem como eixo, a divisão administrativa do Município em bairros. Os conteúdos referentes a localização, orientação, natureza, ocupação do espaço e atividades econômicas são desenvolvidos utilizando principalmente a leitura das paisagens , a interpretação de mapas e outras atividades. Tudo isso com o objetivo de tornar o aluno um pesquisador sobre o Município em que ele vive.

História: Um mergulho no Município através dos tempos é concretizado a partir da análise dos três períodos históricos: Colônia, Império e República. A caracterização dessas épocas é o eixo norteador da análise. São discutidas as formas de organização espacial, as modificações introduzidas pelas administrações e o cotidiano da população.

Leia Mais

O Município de Nova Iguaçu

Mantendo a mesma linha pedagógica, o livro do Município de Nova Iguaçu é apresentado a partir de suas relações espaço temporais, considerando a vivência do aluno no processo de construção do conhecimento.

Geografia: Tem como eixo, a divisão administrativa do município em bairros. Os conteúdos referentes a localização, orientação, natureza, ocupação do espaço e atividades econômicas são desenvolvidos utilizando principalmente a leitura das paisagens , a interpretação de mapas e outras atividades. Tudo isso com o objetivo de tornar o aluno um pesquisador sobre o município em que ele vive.

História: Um mergulho no município através dos tempos é concretizado a partir da análise dos três períodos históricos: Colônia, Império e República. A caracterização dessas épocas é o eixo norteador da análise. São discutidas as formas de organização espacial, as modificações introduzidas pelas administrações e o cotidiano da população.

Leia Mais

O Município de Niterói

O livro do Município de Niterói é apresentado a partir de suas relações espaço temporais, considerando a vivência do aluno no processo de construção do conhecimento.

Geografia: Tem como eixo, a divisão administrativa do município em bairros. Os conteúdos referentes a localização, orientação, natureza, ocupação do espaço e atividades econômicas são desenvolvidos utilizando principalmente a leitura das paisagens , a interpretação de mapas e outras atividades. Tudo isso com o objetivo de tornar o aluno um pesquisador sobre o município em que ele vive.

História: Um mergulho no município através dos tempos é concretizado a partir da análise dos três períodos históricos: Colônia, Império e República. A caracterização dessas épocas é o eixo norteador da análise. São discutidas as formas de organização espacial, as modificações introduzidas pelas administrações e o cotidiano da população.

Leia Mais

O Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro é apresentado a partir da análise das diversas sociedades que participaram e participam do seu processo de desenvolvimento.

Geografia: O Estado do Rio de Janeiro é apresentado através de mapas que mostram a sua divisão em municípios e em regiões de governo. A análise das alterações no meio ambiente em diversas partes do estado é realizada tendo como base as vivências e experiências dos alunos. A sociedade atual é estudada através das atividades econômicas, características populacionais e tradições culturais.

História: O tema abordado é o estudo das diferentes sociedades que se constituíram no espaço que hoje é o estado do Rio de Janeiro: a sociedade do açúcar , da mineração, do café e a urbana industrial. O conceito de caracterização de época é largamente explorado nas atividades apresentadas.

Leia Mais

O Brasil

Que país é este? Como seu território se formou ao longo dos séculos? São as questões básicas que nortearam o tema desenvolvido no volume Brasil. O objetivo da obra é dar ao aluno, por meio de atividades desafiadoras uma visão geral do Brasil para que ele possa entender as transformações do país em que vive.


Geografia: A preocupação é o conhecimento do espaço físico e social brasileiro. Em seus capítulos são enfatizados a localização do Brasil no continente americano e no mundo, o estudo da natureza e os aspectos relacionados à população.

História: Entender os acontecimentos, as conjunturas e as estruturas que determinam e limitam uma época é o objetivo das atividades apresentadas. O conteúdo analisado refere-se à ocupação do território através do tempo, a cultura e a atuação dos diferentes poderes que constituem o governo.

Leia Mais

Livro do Professor

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Material Complementar

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Livro Digital

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Vídeos

Palavras dos Autores

[Conteúdo em breve]

com ARACY ANTUNES

[Conteúdo em breve]

com MARIA TRINDADE

[Conteúdo em breve]

com TOMOKO PAGANELLI

Currículos dos Autores

Currículo das autoras

ARACY DO REGO ANTUNES

Bacharel e Licenciada em Geografia e História, pela Universidade do Brasil. Autora de material pedagogico para professors e alunos do ensino fundamental. Experiencia como Coordenadora de História e Geografia no ensino fundamental e ensino médio.

MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Geografia e Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Experiência em Coordenação Pedagógica de Geografia no Ensino Fundamental e Ensino Médio

TOMOKO IYDA PAGANELLI

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Autora de vários livros. Participação em encontros internacionais de Cartografia e Geografia.

Fale com os Autores

Fale com as Autoras

ARACY DO REGO ANTUNES

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

TOMOKO IYDA PAGANELLI

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

Aracy do Rego Antunes

Maria de Araújo da Lourdes Trindade

Tomoko Iyda Paganelli

Visita

Access Editora e Comércio de Livros LTDA - CNPJ:00079672/0001-34 / Email: info@access-editora.com.br - Contato: 55 21 2535-1724
Conteúdo Disponível no Aplicativo Multiplataforma Access

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora a qualquer hora e lugar, on-line e off-line.

Saiba Mais!

Scroll to top