Apresentação
2º ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, no segundo ano do ensino fundamental I, começamos identificando os componentes do planeta Terra [ar, água e solo] e os seres vivos dos diferentes ambientes. A seguir, observamos o nosso corpo, suas diferenças e igualdades e que ouvindo, tocando, cheirando, saboreando ou vendo, podemos perceber o ambiente que nos cerca. Concluímos este livro analisando os movimentos de rotação e translação da Terra e seus efeitos.
3º ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, no terceiro ano do ensino fundamental I, buscamos reconhecer semelhanças e diferenças entre os componentes vivos e não vivos de diferentes ambientes e as possíveis relações entre eles. Reconhecer as diferentes formas de reprodução (vegetal e animal) e, adaptações à vida terrestre. Neste livro, voltamos ao tema solo [a vida no solo e a importância para as plantas], identificando seus diferentes componentes, reconhecendo a relação dos seres vivos com o solo e as doenças provocadas pelo lixo. Também destacamos que as condições ambientais podem contribuir para a ocorrência de doenças, destacando a importância da água para os vegetais e as diferentes formas de dispersão dos frutos e das sementes. Identificamos a utilização da água pelo planeta, a importância do saneamento básico e das vacinas.
4º ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, iniciaremos nosso curso do quarto ano com ênfase nos alimentos: de onde vêm os alimentos que consumimos? Qual o caminho que ele percorre desde as plantações até nossa casa? Por que devemos ter uma dieta variada? Os diferentes nutrientes da nossa alimentação e o alimento pelo mundo.
Depois de sabermos das nossas necessidades nutricionais iremos descobrir como aproveitamos os nutrientes que ingerimos. A importância do sistema circulatório na distribuição desse alimento e como se constitui os vasos por onde o sangue passa. Nas duas últimas unidades voltamos ao ambiente para discutirmos um pouco mais sobre a formação do solo e dos fatores que interferem na manutenção de sua qualidade assim como da água e do lixo.
5º ano
A coleção Vivendo o Mundo da Ciência tem por objetivo promover o ensino de Ciências através de perguntas, experimentações e muitas discussões. Assim, no quinto ano, situamos espacialmente o planeta Terra. Quais são os outros planetas que formam o nosso sistema solar? A importância do Sol para a vida na Terra. Como começou a vida na Terra? Continuando com a pratica de voltarmos aos temas abordados nos livros anteriores e aprofundarmos, fechamos o ciclo do fundamental I possibilitando ao aluno perceber os diferentes ciclos da natureza [ciclo da água, do gás oxigênio e do nitrogênio, por exemplo,] e a importância dos decompositores nos diferentes ciclos. Finalizamos com as fases da vida humana [desde o nascimento até a fase adulta] e o estudo do sistema nervoso.