Magistério
Para Ensinar Geografia
Autores: Fernando Antonio Waszkiavicus, Helion Póvoa Neto, João Rua, Maria Regina Petrus Tannuri
Este é um livro destinado a professores que queiram “fazer Geografia” em co-participação com os alunos. Não se apresenta uma sequência rígida de conteúdos programáticos. Procura-se enfatizar a metodologia. Entende-se que não basta sugerir programas novos. É necessário apontar para formas eficazes de execução desses programas.
Texto e Contexto no Ensino da História
Autor: João Ricardo Bessa Freire
Texto e Contexto no Ensino da História – Do Advento da Internet ao Colapso da Escola Tradicional
O ensino da História do Brasil, em geral, é ministrado nas escolas públicas e privadas do País com base em uma metodologia que, com frequência, resulta numa concepção de História factual e elitista. Essa concepção, por sua vez, reforça a metodologia de ensino tradicional e “contamina” a relação professor-aluno.
Com efeito, a aprendizagem, que deveria ser um exercício agradável e criativo de descoberta e fonte de novos conhecimentos para captar no passado a “centelha da esperança”, torna-se, na realidade, um conjunto de atividades enfadonhas e repetitivas, que se reproduz ao longo dos anos.
Partindo da crítica à metodologia tradicional, esta investigação se propõe a oferecer mecanismos pedagógicos capazes de orientar alunos e professores na tarefa de produção de textos de História do Brasil, em sala de aula, a partir da leitura conjugada de documentos escritos e imagens, estimulando a identificação de uma linguagem intrínseca a esses dois objetos do conhecimento.
Universitários
A cruz e a Luneta
Autor: Carlos Ziller Camenietzki
O livro trata de alguns temas fulcrais, que conduzem o leitor neste processo de evolução do pensamento ocidental: o problema da localização do centro do mundo, o problema da descrição do movimento dos corpos celestes e o debate sobre as causas destes movimentos. De Hiparco a Galileu Galilei, passando por Cláudio Ptolomeu, Nicolau de Cusa, Nicolau Copérnico, Tycho Brahe e Johannes Kepler, acompanhamos os diversos modelos e teorias explicativas para aqueles problemas e os impasses que vão se instaurando aos poucos com relação ao texto das Sagradas Escrituras.
Ciência, Civilização e Impérios nos Trópicos
Autores: Alda Heizer, Antonio Augusto Passos Videira
Com o objetivo de realizar um balanço do que vem sendo produzido por historiadores, sociólogos, folósofos, geógrafos, físicos e antropólogos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST?MCT, a UERJ e a FAPERJ reuniram-se em novembro de 2000, para promover o Colóquio Ciência, Civilização e Império nos Trópicos que discutiu temas como Viagens e Expedições no Império do Brasil, O Império como Visão do Mundo, as Ciências Naturais no Império, As Grandes Exposições do Século XIX, Cientistas e Instituições Imperiais.
O resultado deste encontro multidisciplinar foi de tal forma significativo pelo alto nível das discussões e pelo pioneirismo de sua proposta de diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas, que consideramos imprescindível a publicação das palestras realizadas.
O Estado como Vocação
Autora: Maria Emília Prado
Este livro nasceu da reunião de trabalhos realizados por pesquisadores interessados na temática dos intelectuais e do poder no Brasil. Em primeiro lugar, identificamos a existência de um núcleo de historiadores que vem se dedicando aos temas do pensamento e da prática política no Brasil, seja através do desenvolvimento de pesquisas próprias ou mediante a orientação de dissertações de mestrado e/ou teses de doutoramento.
Em seguida, decidimos sobre a conveniência de trazer esta produção para um público ampliado, de modo a permitir sua divulgação e viabilizar o intercâmbio.
Identidades e Territórios
Autor: Rogério Haesbaerth
As questões refletidas nos artigos que compõem esta coletânea dizem respeito mais diretamente a dois grandes eixos: o da análise crítica de conceitos e teorias sobre identidade, território e sua relações, especialmente através do eixo modernidade / “pós-modernidade”; e o da análise crítica de práticas de construção identitária e de territorialização-desterritorialização-reterritorialização em diferentes escalas, da segregação intra-urbana à cidade e à região.
Educação e Museu
Autores: Guaracira Gouvêa, Martha Marandino, Maria Cristina Leal
Apresenta algumas das reflexões teóricas acumuladas no plano internacional e nacional sobre a educação em museus, socializa questões referentes à educação em museus entre os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com essa temática, promovendo um maior aprofundamento da mesma no contexto brasileiro, e divulga resultados de pesquisas em educação em museus de ciência.
Escravidão, Exclusão e Cidadania
Autor: Marco Antônio Pamplona
A presente coletânea reúne alguns dos trabalhos apresentados no ciclo de Palestras “Escravidão e Exclusão”, realizado no âmbito do Projeto Ler e Escrever para contar – Documentação, Historiografia e formação do historiador, coordenado pelo prof. Ilmar Rohloff de Mattos e vinculado ao PROIN – Programa de Integração Graduação – Pós-Graduação – patrocinado pelo CAPES, no Departamento de História da PUC-Rio, entre 05 de outubro e 30 de novembro de 1999.