• Facebook
  • Instagram
CONTATO
Access Editora
  • A Editora
    • Conselho Científico
  • Língua Portuguesa
    • Fundamental Anos Iniciais
    • Fundamental Anos Finais
  • Geografia e História
  • Matemática
    • Fundamental Anos Iniciais
    • Fundamental Anos Finais
  • Ciências
  • Literatura
  • Acadêmicos

Coleção Na Ponta da Língua, Anos Finais

Menu
  • A Obra
    • Apresentação
    • Estrutura do Livro
    • Livros da Coleção
  • Conteúdo Digital
    • Manual do Professor
    • Material Complementar
    • Livro Digital
  • Palavras das Autoras
    • Currículos das Autoras
  • Fale com as Autoras
Apresentação

Apresentação

Língua Portuguesa 2

Esta coleção apresenta a alunos e professores uma proposta de estudo da Língua Portuguesa em que pensar e ler constituem-se eixos fundamentais do trabalho.

Acreditamos que os alunos devem ser desafiados não só a refletir e a formar um pensamento próprio, mas também a cunhar uma escrita livre e original.

Na atualidade, presencia-se o que os teóricos denominam “falência do discurso” e constatamos esse fenômeno no cotidiano de nossas salas de aula. Resistir é preciso e nossa experiência atesta que alunos com bom repertório de leitura e oportunidade de discussão livre desempenham melhor a sua escrita, ampliam o pensamento e aprimoram sua linguagem oral. Saber discutir, ouvir a opinião alheia com respeito, argumentar e conhecer diferentes pontos de vista são requisitos na formação de sujeitos pensantes e éticos, além de bons leitores.

Ao lado do aprendizado da língua, preocupamo-nos com a formação de valores humanos e com a cidadania consciente e crítica. Cabe aos professores a mediação nesse trabalho, uma vez que as leituras e as atividades propostas no livro são apenas instrumentos de facilitação do trabalho docente, este sim, o mais importante! Por isso, apelamos aos mestres a desafiarem sempre os seus alunos que, muitas vezes, surpreendem-nos com respostas e soluções que não havíamos pensado. Acreditar no aluno e valorizá-lo é fundamental para o êxito do trabalho proposto em nosso livro.

Excetuando os exercícios gramaticais, nenhum gabarito é fechado. São sugestões de leitura e interpretação que podem ser modificadas de acordo com o trabalho que o professor desenvolver em cada turma. O importante é que os alunos se sintam confiantes e exerçam a liberdade de pensar e propor, contextualizadamente, suas respostas.

Nós nos propusemos também a ampliar a habilidade leitora do aluno com textos diferenciados como pinturas, esculturas, quadrinhos, poemas e letras de música. É uma oportunidade de os alunos exercerem a capacidade de autoconhecimento, tão importante quando visamos à ampliação de sua linguagem. Trata-se, pois, de um recurso de sensibilização em que a subjetividade pode dialogar com o acadêmico e abrir espaço para a dimensão estética, tão essencial na formação do sujeito que aprende.

Queremos chamar a atenção, ainda, para o repertório de textos escolhidos por nós. Nosso critério foi, antes de tudo, a qualidade. Introduzimos alguns textos clássicos que, os alunos têm o direito de conhecer. Não lhes podemos negar o contato com textos que fazem parte de nosso repertório cultural. Afinal, nosso trabalho é inserir os alunos na cultura à qual pertencem, com criticidade e conhecimento contextual de época e de valores. Em nome da valorização contextual, optamos por privilegiar algumas obras cujos textos são apresentados em continuidade, o que, em nosso pensar, oferece uma visão maior (senão, total, no caso de contos) da obra em si e, quem sabe, incentive alguns a lê-la na íntegra. Nosso foco é a criação de um bom repertório nos alunos.

Leia Mais

Estrutura do Livro

A Estrutura do Livro

O livro se estrutura em quatro unidades, cada unidade tem três capítulos e cada capítulo tem três textos, exceto a última unidade. Então, ao todo, cada livro da coleção apresenta 33 textos a serem trabalhados com atividades de interpretação, de gramática, de relação entre textos e de produção textual. Optamos por não deixar espaço no livro para as redações, pois sabemos que inviabilizaria o trabalho de correção do professor. Assim, a criação textual será feita ou em folha separada ou no
caderno do aluno, a critério do professor.

O último texto de cada capítulo é mais curto, apresentando apenas propostas de interpretação de texto, relação entre textos e produção textual.

As seções que compõem o livro são:

1. O TEXTO E EU: PARA PENSAR E DEBATER

Nesta seção, são apresentadas algumas questões, suscitadas pela leitura do texto, para os alunos terem oportunidade de debater livremente em pequenos grupos, não precisando ser respondidas por escrito. São questões gerais relacionadas à vida, ao cotidiano e à formação de vivência ética. Fica a critério do professor a dinâmica desta atividade.

2. POR DENTRO DO TEXTO: DECIFRANDO PISTAS

Esta seção é formada por questões relacionadas à literalidade do texto e à sua construção linguística.

3. DESAFIOS DA LEITURA: FORMANDO LEITORES

Esta parte relaciona-se à interpretação propriamente dita do texto e requer do aluno habilidades de compreensão, indução e dedução. Se as respostas forem debatidas em sala, o professor terá oportunidade ainda de desenvolver nos alunos a capacidade de explanação e de argumentação.


Como o título diz, nossa intenção é contribuir para a formação de bons leitores de textos e do mundo.

Nos livros dos sexto e sétimo anos, as seções 2 e 3 aparecem juntas e só se separam no oitavo e nono anos.

Leia Mais

4. A GRAMÁTICA NO TEXTO

Explicações sucintas sobre pontos do programa de gramática concernentes a cada ano e exercícios contextualizados, tomando por base o texto trabalhado.


Consideramos o conhecimento gramatical instrumento que favorece o raciocínio lógico e que funciona como alicerce do desenvolvimento linguístico do aluno. Gramática não é fim em si mesma, apenas meio auxiliar para o aprimoramento da escrita e da leitura.
Leia Mais

5. UM POUCO MAIS DE GRAMÁTICA

Trata-se de uma seção que pode enriquecer o que foi trabalhado no capítulo, ou aprofundar o conteúdo, ou ainda reforçar pré-requisitos para o estudo gramatical.

6. PARA NÃO ESQUECER

Utilizamos esta seção para trazer itens, já estudados, necessários à melhor compreensão do conteúdo do capítulo, ou para reforçar aspectos do próprio assunto em questão, ou ainda para lembrar os alunos de determinadas palavras e expressões que provocam dúvidas na escrita.

7. CONVERSA ENTRE TEXTOS: RELAÇÕES POSSÍVEIS

As questões desta seção visam a criar nos alunos capacidade de estabelecer relações, de criá-las e de expandir seu raciocínio lógico. Uma vez que os textos tenham sido bem compreendidos e interpretados, as relações se fazem com facilidade.

No mundo complexo em que vivemos, consideramos imprescindível saber relacionar as informações que nos chegam de forma avassaladora.

Leia Mais

8. AUTORIA CRIATIVA: PRODUÇÃO DE TEXTO

A partir do texto estudado em cada capítulo, propomos temas variados para que os alunos possam experimentar a sensação autoral da criação do texto.


É importante que eles se sintam livres e confiantes para desenvolverem sua escrita de forma criativa e prazerosa e cabe ao professor incentivá-los a encontrar o próprio estilo e valorizar suas construções escritas.
Leia Mais

Livros da Coleção

Os Livros da Coleção

Do 6º ao 9º Ano
Estudo do texto
6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
Elementos da narrativa Elementos da narrativa Características dos diferentes gêneros Diversidade de gêneros
A trajetória do herói Intertextualidade Intertextualidade Texto dissertativo
Desafios/ obstáculos Inferências do texto O conto Inferências, pistas
A descrição dos personagens
e do ambiente
Conotação / figuratividade A crônica Intertextualidade
Observar as inferências, os subentendidos do texto Linguagem poética Recursos expressivos Conotação
Intertextualidade Linguagem verbal e não verbal Intencionalidade discursiva Figuras de linguagem
O poema (conotação,
verso e estrofe)
Relações temáticas Narrativa Machadiana
O eu poético Verossimilhança Linguagem poética
Inferências e subentendidos do texto Verossimilhança
Conotação Crônica
Recursos expressivos

*Desenvolvimento da linguagem oral, especificamente na seção “O TEXTO E EU: PARA PENSAR E DEBATER”.

Produção de textos
6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
Modo de organização narrativo Modo de organização narrativo Modo de organização narrativo
e opinativo
Modo de organização argumentativo
Elementos da narrativa Observação e construção dos elementos da narrativa Elementos da narrativa Introdução do modelo dissertativo – argumentativo
Discurso direto e indireto Narrativas com personagens deslocados O conto Argumento
Construção de enredos
e personagens
O narrador em 1ª pessoa A crônica Tese
O herói; desafios e obstáculos Diferentes pontos de vista
da narrativa
Discurso direto e indireto Progressão temática
O modo descritivo como enriquecimento da narrativa Discurso direto e indireto A opinião Tipos de argumentação
Poesia Produção com roteiro A introdução e a conclusão da dissertação
Notícia Reportagem
Suspense Diálogo
Aventura Aventura
Humor Poema
Diálogo
Produção não verbal
Produção a partir de roteiros
Análise linguística
6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
O adjetivo e o substantivo Frase e oração Predicativo do objeto Pronomes relativos e preposições como recursos coesivos
A relação entre essas classes gramaticais Período simples e período composto Diferença entre predicativo do
objeto e adjunto adnominal
Orações subordinadas adjetivas: restritivas e explicativas
O valor do adjetivo e do substantivo Sujeito simples e sujeito composto Diferença entre predicativo do sujeito e predicativo do objeto Orações adjetivas são adjuntos adnominais
A relação do substantivo com os artigos, com os numerais, com os adjetivos e com as locuções adjetivas Sujeito indeterminado e
oração sem sujeito
Complemento nominal Transformação de expressões em orações subordinadas adjetivas
O papel do artigo na substantivação Verbos impessoais Revisão tipos de sujeito Orações subordinadas adverbiais
e seu valor semântico
Artigos como determinantes de gênero e de número dos substantivos Predicado verbal, nominal e
verbo-nominal
Ortografia de palavras e expressão com incidência frequente de erro Concordância verbal
A substantivação dos adjetivos Sujeito, predicado e predicativo Indeterminação do sujeito Regência verbal
Verbos: relação temporal Preposição: combinação e contração Relações morfossintáticas Regência nominal
Advérbio: circunstâncias do verbo Preposição e transitividade verbal Vozes verbais O valor de “a” como artigo, preposição e pronome pessoal oblíquo
Locuções adverbiais Transitividade verbal: objeto direto e objeto indireto Formação da voz passiva Colocação dos pronomes
pessoais oblíquos
Pronomes pessoais Valor coesivo da preposição Agente da passiva Pronomes pessoais oblíquos com verbos terminados em r, s, z
Diferença entre artigo e pronome Valor da preposição Função da palavra SE
Processos verbais Acentuação tônica Orações e períodos
Tempos verbais Adjunto adnominal Identificação das orações
em um período
Pronome oblíquo como
adjunto adnominal
Relação entre pronomes
e substantivos
Adjunto adverbial Orações coordenadas
sindéticas e assindéticas
Figuras de linguagem
Emprego dos tempos verbais
do modo indicativo
Aposto Conjunções coordenativas A preposição “entre” e os pronomes “mim” e “você”
Advérbios Vocativo Período composto por coordenação
Marcas de oralidade Classes gramaticais que desempenham função
de adjunto adnominal
Diferença entre coordenação
e subordinação
Processo de substantivação Ampliação de sentido por meio
dos adjuntos adnominais
Orações subordinadas substantivas
O modo subjuntivo Ampliação de sentido por meio
dos adjuntos adverbiais
Conjunções integrantes
Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos Pronomes pessoais oblíquos como objetos diretos e objetos indiretos Funções da palavra QUE
Pronomes adjetivos e pronomes substantivos Substituição de objetos diretos e indiretos por pronomes pessoais oblíquos
Uso do modo subjuntivo
O modo imperativo
Publicidade e modo imperativo
Emprego do modo imperativo
Interjeições
Livro do Professor

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Material Complementar

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Livro Digital

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Vídeos

Palavras das Autoras

Apresentação e Metodologia

com REGINA CARVALHO

A Leitura do Texto

com REGINA CARVALHO

Produção do texto

com NATÉRCIA ROSSI

Currículos dos Autores

Currículo das autoras

LUCIA CID

Mestrado em Literatura Portuguesa – PUC – RJ. Licenciatura em Português e Literaturas – PUC – RJ. Professora do Ensino Médio(Formação de Professores) do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa do Fundamental II do Colégio Santo Inácio – RJ.

NATÉRCIA ROSSI

Mestrado em Literatura Brasileira – UFRJ;
Licenciatura em Português – Literaturas – UFRJ;
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro;
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Fundamental e Médio da Rede Particular do Município do Rio de Janeiro.

REGINA CARVALHO

Mestrado em Literatura Brasileira – Sorbonne – Paris III;
Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura – UERJ;
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro;
Professora e Coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Fundamental e Médio da Rede Particular do Município do Rio de Janeiro.

Fale com as Autoras

Fale com as Autoras

LUCIA CID

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

NATÉRCIA ROSSI

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

REGINA CARVALHO

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

Natércia Rossi

Regina Carvalho

Lucia Cid

Visita

Access Editora e Comércio de Livros LTDA - CNPJ:00079672/0001-34 / Email: info@access-editora.com.br - Contato: 55 21 2535-1724
Conteúdo Disponível no Aplicativo Multiplataforma Access

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora a qualquer hora e lugar, on-line e off-line.

Saiba Mais!

Scroll to top