Coleção Na Ponta da Língua, Anos Finais
Apresentação
Esta coleção apresenta a alunos e professores uma proposta de estudo da Língua Portuguesa em que pensar e ler constituem-se eixos fundamentais do trabalho.
Acreditamos que os alunos devem ser desafiados não só a refletir e a formar um pensamento próprio, mas também a cunhar uma escrita livre e original.
Na atualidade, presencia-se o que os teóricos denominam “falência do discurso” e constatamos esse fenômeno no cotidiano de nossas salas de aula. Resistir é preciso e nossa experiência atesta que alunos com bom repertório de leitura e oportunidade de discussão livre desempenham melhor a sua escrita, ampliam o pensamento e aprimoram sua linguagem oral. Saber discutir, ouvir a opinião alheia com respeito, argumentar e conhecer diferentes pontos de vista são requisitos na formação de sujeitos pensantes e éticos, além de bons leitores.
Ao lado do aprendizado da língua, preocupamo-nos com a formação de valores humanos e com a cidadania consciente e crítica. Cabe aos professores a mediação nesse trabalho, uma vez que as leituras e as atividades propostas no livro são apenas instrumentos de facilitação do trabalho docente, este sim, o mais importante! Por isso, apelamos aos mestres a desafiarem sempre os seus alunos que, muitas vezes, surpreendem-nos com respostas e soluções que não havíamos pensado. Acreditar no aluno e valorizá-lo é fundamental para o êxito do trabalho proposto em nosso livro.
Excetuando os exercícios gramaticais, nenhum gabarito é fechado. São sugestões de leitura e interpretação que podem ser modificadas de acordo com o trabalho que o professor desenvolver em cada turma. O importante é que os alunos se sintam confiantes e exerçam a liberdade de pensar e propor, contextualizadamente, suas respostas.
Nós nos propusemos também a ampliar a habilidade leitora do aluno com textos diferenciados como pinturas, esculturas, quadrinhos, poemas e letras de música. É uma oportunidade de os alunos exercerem a capacidade de autoconhecimento, tão importante quando visamos à ampliação de sua linguagem. Trata-se, pois, de um recurso de sensibilização em que a subjetividade pode dialogar com o acadêmico e abrir espaço para a dimensão estética, tão essencial na formação do sujeito que aprende.
Queremos chamar a atenção, ainda, para o repertório de textos escolhidos por nós. Nosso critério foi, antes de tudo, a qualidade. Introduzimos alguns textos clássicos que, os alunos têm o direito de conhecer. Não lhes podemos negar o contato com textos que fazem parte de nosso repertório cultural. Afinal, nosso trabalho é inserir os alunos na cultura à qual pertencem, com criticidade e conhecimento contextual de época e de valores. Em nome da valorização contextual, optamos por privilegiar algumas obras cujos textos são apresentados em continuidade, o que, em nosso pensar, oferece uma visão maior (senão, total, no caso de contos) da obra em si e, quem sabe, incentive alguns a lê-la na íntegra. Nosso foco é a criação de um bom repertório nos alunos.
A Estrutura do Livro
O livro se estrutura em quatro unidades, cada unidade tem três capítulos e cada capítulo tem três textos, exceto a última unidade. Então, ao todo, cada livro da coleção apresenta 33 textos a serem trabalhados com atividades de interpretação, de gramática, de relação entre textos e de produção textual. Optamos por não deixar espaço no livro para as redações, pois sabemos que inviabilizaria o trabalho de correção do professor. Assim, a criação textual será feita ou em folha separada ou no
caderno do aluno, a critério do professor.
O último texto de cada capítulo é mais curto, apresentando apenas propostas de interpretação de texto, relação entre textos e produção textual.
As seções que compõem o livro são:
1. O TEXTO E EU: PARA PENSAR E DEBATER
Nesta seção, são apresentadas algumas questões, suscitadas pela leitura do texto, para os alunos terem oportunidade de debater livremente em pequenos grupos, não precisando ser respondidas por escrito. São questões gerais relacionadas à vida, ao cotidiano e à formação de vivência ética. Fica a critério do professor a dinâmica desta atividade.
2. POR DENTRO DO TEXTO: DECIFRANDO PISTAS
Esta seção é formada por questões relacionadas à literalidade do texto e à sua construção linguística.
3. DESAFIOS DA LEITURA: FORMANDO LEITORES
Esta parte relaciona-se à interpretação propriamente dita do texto e requer do aluno habilidades de compreensão, indução e dedução. Se as respostas forem debatidas em sala, o professor terá oportunidade ainda de desenvolver nos alunos a capacidade de explanação e de argumentação.
Como o título diz, nossa intenção é contribuir para a formação de bons leitores de textos e do mundo.
Nos livros dos sexto e sétimo anos, as seções 2 e 3 aparecem juntas e só se separam no oitavo e nono anos.
4. A GRAMÁTICA NO TEXTO
Explicações sucintas sobre pontos do programa de gramática concernentes a cada ano e exercícios contextualizados, tomando por base o texto trabalhado.
Consideramos o conhecimento gramatical instrumento que favorece o raciocínio lógico e que funciona como alicerce do desenvolvimento linguístico do aluno. Gramática não é fim em si mesma, apenas meio auxiliar para o aprimoramento da escrita e da leitura.
5. UM POUCO MAIS DE GRAMÁTICA
Trata-se de uma seção que pode enriquecer o que foi trabalhado no capítulo, ou aprofundar o conteúdo, ou ainda reforçar pré-requisitos para o estudo gramatical.
6. PARA NÃO ESQUECER
Utilizamos esta seção para trazer itens, já estudados, necessários à melhor compreensão do conteúdo do capítulo, ou para reforçar aspectos do próprio assunto em questão, ou ainda para lembrar os alunos de determinadas palavras e expressões que provocam dúvidas na escrita.
7. CONVERSA ENTRE TEXTOS: RELAÇÕES POSSÍVEIS
As questões desta seção visam a criar nos alunos capacidade de estabelecer relações, de criá-las e de expandir seu raciocínio lógico. Uma vez que os textos tenham sido bem compreendidos e interpretados, as relações se fazem com facilidade.
No mundo complexo em que vivemos, consideramos imprescindível saber relacionar as informações que nos chegam de forma avassaladora.
8. AUTORIA CRIATIVA: PRODUÇÃO DE TEXTO
A partir do texto estudado em cada capítulo, propomos temas variados para que os alunos possam experimentar a sensação autoral da criação do texto.
É importante que eles se sintam livres e confiantes para desenvolverem sua escrita de forma criativa e prazerosa e cabe ao professor incentivá-los a encontrar o próprio estilo e valorizar suas construções escritas.
Os Livros da Coleção
Do 6º ao 9º Ano
Estudo do texto
6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano |
Elementos da narrativa | Elementos da narrativa | Características dos diferentes gêneros | Diversidade de gêneros |
A trajetória do herói | Intertextualidade | Intertextualidade | Texto dissertativo |
Desafios/ obstáculos | Inferências do texto | O conto | Inferências, pistas |
A descrição dos personagens e do ambiente |
Conotação / figuratividade | A crônica | Intertextualidade |
Observar as inferências, os subentendidos do texto | Linguagem poética | Recursos expressivos | Conotação |
Intertextualidade | Linguagem verbal e não verbal | Intencionalidade discursiva | Figuras de linguagem |
O poema (conotação, verso e estrofe) |
Relações temáticas | Narrativa Machadiana | |
O eu poético | Verossimilhança | Linguagem poética | |
Inferências e subentendidos do texto | Verossimilhança | ||
Conotação | Crônica | ||
Recursos expressivos |
*Desenvolvimento da linguagem oral, especificamente na seção “O TEXTO E EU: PARA PENSAR E DEBATER”.
Produção de textos
6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano |
Modo de organização narrativo | Modo de organização narrativo | Modo de organização narrativo e opinativo |
Modo de organização argumentativo |
Elementos da narrativa | Observação e construção dos elementos da narrativa | Elementos da narrativa | Introdução do modelo dissertativo – argumentativo |
Discurso direto e indireto | Narrativas com personagens deslocados | O conto | Argumento |
Construção de enredos e personagens |
O narrador em 1ª pessoa | A crônica | Tese |
O herói; desafios e obstáculos | Diferentes pontos de vista da narrativa |
Discurso direto e indireto | Progressão temática |
O modo descritivo como enriquecimento da narrativa | Discurso direto e indireto | A opinião | Tipos de argumentação |
Poesia | Produção com roteiro | A introdução e a conclusão da dissertação | |
Notícia | Reportagem | ||
Suspense | Diálogo | ||
Aventura | Aventura | ||
Humor | Poema | ||
Diálogo | |||
Produção não verbal | |||
Produção a partir de roteiros |
Análise linguística
6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano |
O adjetivo e o substantivo | Frase e oração | Predicativo do objeto | Pronomes relativos e preposições como recursos coesivos |
A relação entre essas classes gramaticais | Período simples e período composto | Diferença entre predicativo do objeto e adjunto adnominal |
Orações subordinadas adjetivas: restritivas e explicativas |
O valor do adjetivo e do substantivo | Sujeito simples e sujeito composto | Diferença entre predicativo do sujeito e predicativo do objeto | Orações adjetivas são adjuntos adnominais |
A relação do substantivo com os artigos, com os numerais, com os adjetivos e com as locuções adjetivas | Sujeito indeterminado e oração sem sujeito |
Complemento nominal | Transformação de expressões em orações subordinadas adjetivas |
O papel do artigo na substantivação | Verbos impessoais | Revisão tipos de sujeito | Orações subordinadas adverbiais e seu valor semântico |
Artigos como determinantes de gênero e de número dos substantivos | Predicado verbal, nominal e verbo-nominal |
Ortografia de palavras e expressão com incidência frequente de erro | Concordância verbal |
A substantivação dos adjetivos | Sujeito, predicado e predicativo | Indeterminação do sujeito | Regência verbal |
Verbos: relação temporal | Preposição: combinação e contração | Relações morfossintáticas | Regência nominal |
Advérbio: circunstâncias do verbo | Preposição e transitividade verbal | Vozes verbais | O valor de “a” como artigo, preposição e pronome pessoal oblíquo |
Locuções adverbiais | Transitividade verbal: objeto direto e objeto indireto | Formação da voz passiva | Colocação dos pronomes pessoais oblíquos |
Pronomes pessoais | Valor coesivo da preposição | Agente da passiva | Pronomes pessoais oblíquos com verbos terminados em r, s, z |
Diferença entre artigo e pronome | Valor da preposição | Função da palavra SE | |
Processos verbais | Acentuação tônica | Orações e períodos | |
Tempos verbais | Adjunto adnominal | Identificação das orações em um período |
Pronome oblíquo como adjunto adnominal |
Relação entre pronomes e substantivos |
Adjunto adverbial | Orações coordenadas sindéticas e assindéticas |
Figuras de linguagem |
Emprego dos tempos verbais do modo indicativo |
Aposto | Conjunções coordenativas | A preposição “entre” e os pronomes “mim” e “você” |
Advérbios | Vocativo | Período composto por coordenação | |
Marcas de oralidade | Classes gramaticais que desempenham função de adjunto adnominal |
Diferença entre coordenação e subordinação |
|
Processo de substantivação | Ampliação de sentido por meio dos adjuntos adnominais |
Orações subordinadas substantivas | |
O modo subjuntivo | Ampliação de sentido por meio dos adjuntos adverbiais |
Conjunções integrantes | |
Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos | Pronomes pessoais oblíquos como objetos diretos e objetos indiretos | Funções da palavra QUE | |
Pronomes adjetivos e pronomes substantivos | Substituição de objetos diretos e indiretos por pronomes pessoais oblíquos | ||
Uso do modo subjuntivo | |||
O modo imperativo | |||
Publicidade e modo imperativo | |||
Emprego do modo imperativo | |||
Interjeições |
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Palavras das Autoras
Apresentação e Metodologia
com REGINA CARVALHO
A Leitura do Texto
com REGINA CARVALHO
Produção do texto
com NATÉRCIA ROSSI
Currículo das autoras
LUCIA CID
Mestrado em Literatura Portuguesa – PUC – RJ. Licenciatura em Português e Literaturas – PUC – RJ. Professora do Ensino Médio(Formação de Professores) do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa do Fundamental II do Colégio Santo Inácio – RJ.
NATÉRCIA ROSSI
Mestrado em Literatura Brasileira – UFRJ;
Licenciatura em Português – Literaturas – UFRJ;
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro;
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Fundamental e Médio da Rede Particular do Município do Rio de Janeiro.
REGINA CARVALHO
Mestrado em Literatura Brasileira – Sorbonne – Paris III;
Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura – UERJ;
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro;
Professora e Coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Fundamental e Médio da Rede Particular do Município do Rio de Janeiro.