Coleção Na Ponta da Língua do 1º ao 5º Ano
Apresentação
A língua é o meio mais perfeito, mais claro e mais eficaz de comunicação entre os homens. Assim sendo, o seu aprendizado na escola se reveste de uma enorme importância mesmo que nem sempre tenhamos consciência disso.
No trabalho com a língua materna, nada é novo, pois o aluno que já é um falante nativo chega até nós com uma considerável bagagem linguística. Cabe à escola a tarefa fundamental de aprimorá-la e enriquecê-la. A preocupação do professor deve ser a de, ao organizar suas aulas, selecionar atividades que possibilitem ao aluno desenvolver habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, por meio da leitura e interpretação, da análise e produção de texto. Foi esse o nosso objetivo ao publicar a coleção NA PONTA DA LÍNGUA.
Ao publicá-la, não tivemos a pretensão de abordar todos os aspectos que envolvem o aprendizado linguístico. Procuramos criar situações em que o próprio texto selecionado nos conduzisse a uma exploração prazerosa.
Assim trabalhado, o livro didático não é um limitador, ao contrário, é um facilitador do trabalho em sala de aula desde que não esgote todas as possibilidades e que não seja o único instrumento usado.
A Estrutura do Livro
As unidades desenvolvidas em todos os volumes da coleção são compostas por três seções: Lendo o texto, Produzindo o texto e Relacionando textos.
I- Lendo o texto
Leitura e interpretação
Por sua natureza, o livro didático não pode fugir ao impasse da fragmentação de uma obra. Ao selecionarmos trechos de um livro ou artigo, corremos sempre o risco de perdermos a noção do todo que cada autor construiu. Por isso, sugerimos que, sempre que possível, o professor apresente a obra completa, ou parte significativa dela, suprindo, desta maneira, um pouco da limitação imposta.
Diversificamos os tipos de linguagem, selecionando textos verbais e não verbais. Fugindo à tradição de trabalhar apenas textos literários, tivemos o cuidado de variar essa seleção, apresentando poemas, prosa literária, prosa informativa e textos funcionais. As questões formuladas sobre cada texto levam em consideração a compreensão, a interpretação e a visão crítica do tema apresentado. As perguntas de opinião crítica deverão gerar debates em sala, estimulando a linguagem oral. Assim, a exploração do tema apresentado se dá em três níveis:
> nível superficial: identificar os elementos evidentes do texto;
> nível intermediário: inferir informações subentendidas no texto;
> nível profundo: estabelecer relações intertextuais a partir dos elementos não explícitos do texto.
Na exploração dos textos narrativos conduzimos o olhar do aluno à percepção
mais profunda dos elementos da narrativa: tempo, espaço, narrador, personagem, fato narrado.
Vocabulário
A exploração do vocabulário é sempre a primeira abordagem do texto, pois amplia as possibilidades de sua compreensão. Nós nos preocupamos ainda em variar os enunciados, além de trabalhar frequentemente com o significado das expressões, frases e até parágrafos. A polissemia é amplamente explorada sempre que o texto possibilita esse tipo de abordagem do vocabulário.
O uso do dicionário é introduzido gradativamente, até chegar à análise da apresentação de uma página e seus verbetes. O objetivo é fazer o aluno criar intimidade com esse instrumento.
Análise Linguística
A gramática da Língua Portuguesa é enfocada como estrutura de apoio do texto, por isso mesmo, ela não constitui um item destacado, está contida na própria leitura. Assim, é mais importante que o aluno perceba a estrutura da língua em processo do que por meio de nomenclaturas e regras estáticas.
Sugerimos os seguintes passos para o estudo de cada aspecto gramatical:
> observação do modelo;
> construção de modelo semelhante;
> elaboração do conceito;
> atribuição de nomenclatura.
Até o 5º ano, todo o conteúdo gramatical normalmente trabalhado no 1º segmento do ensino fundamental é concluído, tendo percorrido os passos citados acima.
II- Produzindo textos
III- Relacionando os textos
Do mesmo modo que variamos os tipos de textos apresentados, variamos também as propostas de produção, levando o aluno a escrever em prosa, em verso, com linguagem conotativa e denotativa.
Ressaltamos mais uma vez que as atividades de expressão oral devem preceder às de leitura e produção do texto. Gradativamente, o desempenho na expressão escrita da língua será aprimorado, levando em conta as conquistas feitas no trabalho oral.
Fugimos da tradicional divisão da redação escolar – narração, descrição, etc. – porque entendemos que esses aspectos aparecem naturalmente nos diversos textos e não precisam ser “estudados” como compartimentos estanques.
Introduzimos propostas de transformação da linguagem, ampliando o trabalho com diferentes gêneros textuais: cartaz em notícia, lista em conto, conto em notícia de jornal, diagrama em narração. Ao analisar a organização interna do texto e modificá-la, o aluno assume a produção consciente.
Os Livros da Coleção
Primeiro Ano
Este volume é composto por um conjunto de atividades destinadas às classes de alfabetização sempre apoiadas em texto verbal e não verbal, pois entendemos que o ensino da língua só será eficaz se tiver como unidade básica o texto.
Não tivemos a pretensão de apresentar um novo método de alfabetização. O que aqui está são atividades que vão auxiliar no processo de letramento.
As unidades foram organizadas, observando uma sequência de fonemas e de grupamentos de fonemas, levando em conta a alternância FÁCIL/DIFÍCIL, evitando-se, também, a proximidade dos fonemas homorgânicos. Desse modo, pode-se também aproveitar a motivação das unidades sugeridas para selecionar palavras-chave que se tornem fios condutores do processo de alfabetização propriamente dito.
Todas as unidades têm uma motivação central que permeia os textos e os exercícios e apresentam, na maioria das vezes, mais de um texto. A numeração dos exercícios recomeça a cada texto. Ao final, há sempre um convite a pensar a e discutir. Esse fechamento tem por objetivo o desenvolvimento da linguagem oral, a ampliação do vocabulário, a fluência e a desinibição do ato de falar e a reflexão crítica dos alunos.
Do 2º ao 5º Livro
Do segundo ao quinto volume da coleção, a estrutura de exploração e aprofundamento dos textos é a mesma: interpretação, compreensão e vocabulário, incluindo o trabalho com a polissemia. A diferença entre os volumes está apenas no nível de dificuldade, adequado a cada faixa etária e à sua respectiva competência linguística.
Os conceitos gramaticais, sempre apoiados no texto, e a sua correspondente nomenclatura, evoluem a cada ano, ampliando sempre o conteúdo anterior.
Apresentamos, a seguir, um quadro da evolução gramatical, por série, dos conceitos e nomenclatura.
2º Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
Nome próprio e comum |
Substantivo próprio, comum e coletivo |
→ |
→ |
característica |
→ |
Adjetivo e locução adjetiva (substituição) |
Locução adjetiva |
O que faz? O que fez? O que fará? |
fato presente, passado e futuro VERBO |
verbo (tempo Presente, Pretérito Perfeito e Imperfeito, Futuro do Indicativo) |
Futuro do presente e do Pretérito, Pretérito Mais-Que- Perfeito, Conjugações verbais. Concluir Modo Indicativo. Introduzir conceito do Modo Subjuntivo |
Mesmo sentido e sentido contrário |
Sinônimo e antônimo |
→ |
→ |
Ordem alfabética: 1a e 2a letras |
Ordem alfabética: 2a e 3a letras |
Ordem alfabética: 4a letra em diante Verbete de dicionário |
Análise da organização de uma pagina de dicionário. |
Divisão silábica |
Classificação quanto ao número de silabas |
||
Identificação da silaba tônica |
Classificação quanto à silaba tônica |
||
Substituição de nomes por pronomes pessoais |
→ |
Pronomes pessoais retos |
Pronomes pessoais oblíquos |
Palavra que indica posse |
Pronome possessivo |
||
Palavras que determinam e indeterminam |
Pronome demonstrativo / pronome indefinido |
||
Expressões que indicam lugar, tempo e modo |
Circunstâncias de lugar, tempo e modo |
Advérbio |
|
Palavras que determinam e indeterminam o nome |
Artigo definido e artigo indefinido |
||
Blocos de ideia |
Parágrafo |
→ |
→ |
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Palavras das Autoras
Apresentação e Metodologia
com REGINA CARVALHO
A Leitura do Texto
com REGINA CARVALHO
Produção do texto
com NATÉRCIA ROSSI
Currículo das autoras
REGINA CARVALHO
Mestrado em Literatura Brasileira – Universidade Sorbonne – Paris III Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas – UERJ. Professora do primeiro segmento do ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa do Colégio Santo Inácio – RJ. Coordenadora da equipe de Língua Portuguesa do Colégio Santo Inácio – RJ
NATÉRCIA ROSSI
Mestrado em Literatura Brasileira – UFRJ. Licenciatura em Português e Literaturas – UFRJ. Professora do primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Santo Inácio – RJ.