CONTATO
Access Editora
  • A Editora
    • Conselho Científico
  • Língua Portuguesa
    • Fundamental Anos Iniciais
    • Fundamental Anos Finais
  • Geografia e História
  • Matemática
    • Fundamental Anos Iniciais
    • Fundamental Anos Finais
  • Ciências
  • Literatura
  • Acadêmicos

Coleção Na Ponta da Língua do 1º ao 5º Ano

Menu
  • A Obra
    • Apresentação
    • Estrutura do Livro
    • Livros da Coleção
  • Conteúdo Digital
    • Manual do Professor
    • Material Complementar
    • Livro Digital
  • Palavras dos Autores
    • Vídeos
    • Currículos dos Autores
  • Fale com os Autores
Apresentação

Apresentação

Língua Portuguesa 1

A língua é o meio mais perfeito, mais claro e mais eficaz de comunicação entre os homens. Assim sendo, o seu aprendizado na escola se reveste de uma enorme importância mesmo que nem sempre tenhamos consciência disso.

No trabalho com a língua materna, nada é novo, pois o aluno que já é um falante nativo chega até nós com uma considerável bagagem linguística. Cabe à escola a tarefa fundamental de aprimorá-la e enriquecê-la. A preocupação do professor deve ser a de, ao organizar suas aulas, selecionar atividades que possibilitem ao aluno desenvolver habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, por meio da leitura e interpretação, da análise e produção de texto. Foi esse o nosso objetivo ao publicar a coleção NA PONTA DA LÍNGUA.

Ao publicá-la, não tivemos a pretensão de abordar todos os aspectos que envolvem o aprendizado linguístico. Procuramos criar situações em que o próprio texto selecionado nos conduzisse a uma exploração prazerosa.

Assim trabalhado, o livro didático não é um limitador, ao contrário, é um facilitador do trabalho em sala de aula desde que não esgote todas as possibilidades e que não seja o único instrumento usado.

Estrutura do Livro

A Estrutura do Livro

As unidades desenvolvidas em todos os volumes da coleção são compostas por três seções: Lendo o texto, Produzindo o texto e Relacionando textos.

I- Lendo o texto
Leitura e interpretação

Por sua natureza, o livro didático não pode fugir ao impasse da fragmentação de uma obra. Ao selecionarmos trechos de um livro ou artigo, corremos sempre o risco de perdermos a noção do todo que cada autor construiu. Por isso, sugerimos que, sempre que possível, o professor apresente a obra completa, ou parte significativa dela, suprindo, desta maneira, um pouco da limitação imposta.


Diversificamos os tipos de linguagem, selecionando textos verbais e não verbais. Fugindo à tradição de trabalhar apenas textos literários, tivemos o cuidado de variar essa seleção, apresentando poemas, prosa literária, prosa informativa e textos funcionais. As questões formuladas sobre cada texto levam em consideração a compreensão, a interpretação e a visão crítica do tema apresentado. As perguntas de opinião crítica deverão gerar debates em sala, estimulando a linguagem oral. Assim, a exploração do tema apresentado se dá em três níveis:

> nível superficial: identificar os elementos evidentes do texto;
> nível intermediário: inferir informações subentendidas no texto;
> nível profundo: estabelecer relações intertextuais a partir dos elementos não explícitos do texto.

Na exploração dos textos narrativos conduzimos o olhar do aluno à percepção
mais profunda dos elementos da narrativa: tempo, espaço, narrador, personagem, fato narrado.

Leia Mais

Vocabulário

A exploração do vocabulário é sempre a primeira abordagem do texto, pois amplia as possibilidades de sua compreensão. Nós nos preocupamos ainda em variar os enunciados, além de trabalhar frequentemente com o significado das expressões, frases e até parágrafos. A polissemia é amplamente explorada sempre que o texto possibilita esse tipo de abordagem do vocabulário.


O uso do dicionário é introduzido gradativamente, até chegar à análise da apresentação de uma página e seus verbetes. O objetivo é fazer o aluno criar intimidade com esse instrumento.
Leia Mais

Análise Linguística

A gramática da Língua Portuguesa é enfocada como estrutura de apoio do texto, por isso mesmo, ela não constitui um item destacado, está contida na própria leitura. Assim, é mais importante que o aluno perceba a estrutura da língua em processo do que por meio de nomenclaturas e regras estáticas.


Sugerimos os seguintes passos para o estudo de cada aspecto gramatical:

> observação do modelo;
> construção de modelo semelhante;
> elaboração do conceito;
> atribuição de nomenclatura.

Até o 5º ano, todo o conteúdo gramatical normalmente trabalhado no 1º segmento do ensino fundamental é concluído, tendo percorrido os passos citados acima.

Leia Mais

II- Produzindo textos
III- Relacionando os textos

Do mesmo modo que variamos os tipos de textos apresentados, variamos também as propostas de produção, levando o aluno a escrever em prosa, em verso, com linguagem conotativa e denotativa.

Ressaltamos mais uma vez que as atividades de expressão oral devem preceder às de leitura e produção do texto. Gradativamente, o desempenho na expressão escrita da língua será aprimorado, levando em conta as conquistas feitas no trabalho oral.

Fugimos da tradicional divisão da redação escolar – narração, descrição, etc. – porque entendemos que esses aspectos aparecem naturalmente nos diversos textos e não precisam ser “estudados” como compartimentos estanques.

Introduzimos propostas de transformação da linguagem, ampliando o trabalho com diferentes gêneros textuais: cartaz em notícia, lista em conto, conto em notícia de jornal, diagrama em narração. Ao analisar a organização interna do texto e modificá-la, o aluno assume a produção consciente.

Leia Mais

Nesta seção, colocamos alguns textos “frente a frente”, relacionando-os quanto ao tema e à linguagem. Esse tipo de confronto aumenta a competência do aluno, ampliando sua percepção textual. Ele pode assim, aprender de maneira mais completa o sentido dos textos, alargando sua visão de mundo.
Livros da Coleção

Os Livros da Coleção

Primeiro Ano

Este volume é composto por um conjunto de atividades destinadas às classes de alfabetização sempre apoiadas em texto verbal e não verbal, pois entendemos que o ensino da língua só será eficaz se tiver como unidade básica o texto.

Não tivemos a pretensão de apresentar um novo método de alfabetização. O que aqui está são atividades que vão auxiliar no processo de letramento.

As unidades foram organizadas, observando uma sequência de fonemas e de grupamentos de fonemas, levando em conta a alternância FÁCIL/DIFÍCIL, evitando-se, também, a proximidade dos fonemas homorgânicos. Desse modo, pode-se também aproveitar a motivação das unidades sugeridas para selecionar palavras-chave que se tornem fios condutores do processo de alfabetização propriamente dito.

Todas as unidades têm uma motivação central que permeia os textos e os exercícios e apresentam, na maioria das vezes, mais de um texto. A numeração dos exercícios recomeça a cada texto. Ao final, há sempre um convite a pensar a e discutir. Esse fechamento tem por objetivo o desenvolvimento da linguagem oral, a ampliação do vocabulário, a fluência e a desinibição do ato de falar e a reflexão crítica dos alunos.

Leia Mais

Do 2º ao 5º Livro

Do segundo ao quinto volume da coleção, a estrutura de exploração e aprofundamento dos textos é a mesma: interpretação, compreensão e vocabulário, incluindo o trabalho com a polissemia. A diferença entre os volumes está apenas no nível de dificuldade, adequado a cada faixa etária e à sua respectiva competência linguística.

Os conceitos gramaticais, sempre apoiados no texto, e a sua correspondente nomenclatura, evoluem a cada ano, ampliando sempre o conteúdo anterior.

Apresentamos, a seguir, um quadro da evolução gramatical, por série, dos conceitos e nomenclatura.

2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano

Nome próprio e comum

Substantivo próprio, comum e coletivo

→

→

característica

→

Adjetivo e locução adjetiva (substituição)

Locução adjetiva

O que faz? O que fez?

O que fará?

fato presente, passado e futuro VERBO

verbo (tempo Presente, Pretérito Perfeito e

Imperfeito, Futuro do Indicativo)

Futuro do presente e do Pretérito, Pretérito Mais-Que- Perfeito, Conjugações verbais. Concluir Modo Indicativo. Introduzir conceito do Modo Subjuntivo

Mesmo sentido e sentido contrário

Sinônimo e antônimo

→

→

Ordem alfabética: 1a e 2a letras

Ordem alfabética: 2a e 3a letras

Ordem alfabética:

4a letra em diante Verbete de dicionário

Análise da organização de uma pagina de dicionário.

Divisão silábica

Classificação quanto ao número de silabas

Identificação da silaba tônica

Classificação quanto à silaba tônica

Substituição de nomes por pronomes pessoais

→

Pronomes pessoais retos

Pronomes pessoais oblíquos

Palavra que indica posse

Pronome possessivo

Palavras que determinam e indeterminam

Pronome demonstrativo / pronome indefinido

Expressões que indicam lugar, tempo e modo

Circunstâncias de lugar, tempo e modo

Advérbio

Palavras que determinam e indeterminam o nome

Artigo definido e artigo indefinido

Blocos de ideia

Parágrafo

→

→

Leia Mais

Livro do Professor

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Material Complementar

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Livro Digital

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora on-line.

Os livros digitais da Editora poderão ser acessados pelo Site Conteúdo Digital Access em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Após adotar obras da Access Editora, o professor terá acesso por um ano a todos os conteúdos e serviços de uma coleção ou disciplina específica.

Aplicativo Access

Clique aqui para acessar o site Conteúdo Digital Access Editora, cadastre-se e adquira o acesso.

Vídeos

Palavras das Autoras

Apresentação e Metodologia

com REGINA CARVALHO

A Leitura do Texto

com REGINA CARVALHO

Produção do texto

com NATÉRCIA ROSSI

Currículos dos Autores

Currículo das autoras

REGINA CARVALHO

Mestrado em Literatura Brasileira – Universidade Sorbonne – Paris III Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas – UERJ. Professora do primeiro segmento do ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa do Colégio Santo Inácio – RJ. Coordenadora da equipe de Língua Portuguesa do Colégio Santo Inácio – RJ

NATÉRCIA ROSSI

Mestrado em Literatura Brasileira – UFRJ. Licenciatura em Português e Literaturas – UFRJ. Professora do primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Santo Inácio – RJ.

Fale com os Autores

Fale com as Autoras

REGINA CARVALHO

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

NATÉRCIA ROSSI

Clique aqui e envie uma mensagem para a Autora

Natércia Rossi

Regina Carvalho

Visita

Access Editora e Comércio de Livros LTDA - CNPJ:00079672/0001-34 / Email: info@access-editora.com.br - Contato: 55 21 2535-1724
Conteúdo Disponível no Aplicativo Multiplataforma Access

Professores adotantes têm acesso às obras da Access Editora a qualquer hora e lugar, on-line e off-line.

Saiba Mais!

Scroll to top